Asma não é tudo igual!1

Informações Importantes
As pessoas com asma e as suas famílias necessitam de educação para compreenderem melhor a sua asma. Isso inclui as opções de tratamento, os gatilhos a serem evitados e como controlar os sintomas em casa1,2.
CLASSIFICAÇÃO DA asma
As pessoas com asma e as suas famílias necessitam de educação para compreenderem melhor a sua asma. Isso inclui as opções de tratamento, os gatilhos a serem evitados e como controlar os sintomas em casa1,2.
Asma Intermitente: Caracterizada por sintomas leves que ocorrem até duas vezes por semana durante períodos curtos1,2.
Asma Persistente Leve: Sintomas ocorrem mais de duas vezes por semana, mas não diariamente. Pode afetar atividades diárias1,2.
Asma Persistente Moderada: Sintomas diários que afetam significativamente as atividades normais1,2.
Asma Persistente Grave: Sintomas contínuos que limitam severamente as atividades diárias e podem requerer tratamento intensivo1,2.
TRATAMENTOS DISPONÍVEIS
O tratamento correto da asma deve ser orientado pelo médico. Os tratamentos disponíveis são geralmente divididos em duas categorias principais:

TRATAMENTO DE RESGATE
Usado para aliviar sintomas agudos e crises de asma. Geralmente inclui broncodilatadores de ação rápida para abrir as vias respiratórias e aliviar o aperto no peito1,2.


TRATAMENTO CONTÍNUO
(OU CONTROLE)
Usado regularmente para prevenir sintomas a longo prazo e controlar a inflamação das vias aéreas. Inclui medicamentos anti-inflamatórios como os corticosteroides inalados que reduzem a inflamação das vias aéreas e a broncoconstrição de longa duração, diminuindo a frequência de crises1,2.

RÉGUA DA ASMA PARA PACIENTES QUE UTILIZAM APENAS broncodilatadores de curta duração COMO TRATAMENTO
Se utiliza um agonista beta 2 de curta duração de ação (SABA) / Inalador de alívio, qual o número de utilizações que considera aceitável, para uma pessoa com asma em um ano, em uma semana ou em um dia?
A régua da Asma do Projeto CAPA foi desenvolvida pelo International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), uma organização liderada por clínicos, para promover o diálogo sobre a utilização inadequada de beta 2 agonistas de curta duração de ação (SABA) no tratamento da asma.
- 1N° inaladores de curta duração ação (SABA) prescritos no ano
- 2Doses de SABA utilizados por ano
- 3Doses de SABA utilizados por semana
- 4Doses de SABA utilizados por dia
Os direitos autorais da régua de informações acima pertencem ao:



Nas últimas 4 semanas, quantas vezes usou o inalador de alívio ou medicação em nebulização?
Exercício de Respiração
Este exercício não é válido como diagnóstico. Consulte um médico especialista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- 1. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Asma. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/.Acesso em: janeiro/2025.
- 2. GLOBAL INITIATIVE FOR ASHTHMA (GINA). 2024 GINA Report. Disponível em: https://ginasthma.org/.
- Acesso em: janeiro/2025.